Flores hoje vim falar com vocês sobre o local da festa de casamento,
caso a cerimônia seja em local
distinto.
As vezes na empolgação pelo casamento nos deixamos levar pelo local mais
falado, ou mais bonito que vemos em propaganda, mas para além dessas coisas é
importante se atentar para alguns aspectos.
Vou tentar lista aqui algumas coisas de acordo com a experiência que
venho tenho assim como, com informações através de várias pesquisas que fiz.
Então, lápis e papel na mão e vamos lá, rsrsrs.
Bem flores escolher o local para a festa de casamento requer algumas
implicações. O local escolhido para a festa de casamento deve ter em
conta a sua beleza bem como o eventual significado que tenha para os
noivos, uma vez que as memórias deste dia ficarão registadas para o
resto da vida.
Antes de mais, é preciso ter em conta o tipo de festa a realizar, o
número de convidados, época do ano, orçamento, sonho idealizado para este dia,
gosto pessoal e por aí adiante.
Para começar, o ideal é fazer uma lista dos locais preferidos, de forma
a definir se o casamento será na cidade, no campo, perto do mar, num jardim,
numa casa antiga, num hotel, numa tenda, etc. para depois avaliar a
disponibilidade. Embora existam locais de referência, podem não corresponder ao
orçamento dos noivos. É preciso ser realista e pesar
todos os fatores.
Qualquer que seja a escolha do local, deverá ser bonito, confortável e de fácil acesso. Para além destes aspectos, há que ter em conta se existe uma igreja por perto, onde se poderá realizar a cerimónia. Antes de decidir definitivamente o local, há ainda que ter em consideração outras questões, como por exemplo:
Primeiro: A Logística, acessibilidade e serviços que o local pode ou não
me oferecer
- Se é fácil chegar.
- Tem parque de estacionamento
próprio ou perto. Capacidade para quantos carros (possibilidades de pedir
ajuda á Policia de Trânsito). Se o parque é pago e quanto.
- Está preparado para festas
no Verão e no Inverno.
- Existe um número mínimo e
máximo de convidados.
- Quais os serviços incluídos
(o catering, a decoração, centros de mesa,
impressão dos menus, música, animação?).
- Se existe segurança no local
ou é necessário contratar.
- Tem vestiário suficiente
(dentro ou fora para os noivos caso necessitem?).
- Tem banheiros suficientes
para os convidados/as?
- Existem salas para crianças
e pessoas para prestarem este serviço? Até que horas? Está incluído no
preço.
Segundo: O contrato, este é um item que vocês devem ficar bem atentas.
- O que acontece se desistirem
na última hora. Paga-se.
- Existe contrato com algum
outro prestador de serviço (fotógrafo, cinegrafista, músico, etc.). Se
sim, é possível mudar?
- Com que antecedência se deve
fazer a marcação e reserva?
- Quando se deve fazer a
sinalização, ou seja, dar a entrada? Como é
feito o pagamento?
- O que acontece se cancelarem
a festa uns meses antes?
- Existe algum seguro para o
caso de se estragar algo ou alguém se machucar?
Terceiro: Condições e espaço
- No caso de ser espaço dentro
de um estabelecimento fechado ou um hotel, existe a garantia de total
privacidade em relação aos hóspedes e/ ou frequentadores?
- O local da dança tem boas
condições (é perto das mesas)? Tem restrição de horário, até que horas?
- Se existe espaço para
receber os convidados e circular á vontade?
- Existe um espaço especifico
ou quarto, onde os noivos podem se trocar no final da festa caso tenham de
ir direto para alguma viagem?
- Quantos casamentos já
realizaram no local. Qual o maior número de convidados que já receberam?
- Existe um espaço para bar?
Se não, é possível colocar?
- Um item muito importante que uma seguidora me lembrou, gerador de energia, é imprescindível que o espaço tenha um, afinal, que falta de cuidado de um lugar com seus clientes se não tiver. Já imaginou no meio da sua festa acabarem as luzes e ai? Fiquem atentas flores.
Quarto: A Decoração e Buffet
- Tipo de decoração. É
possível mudar o que existe. Se está adaptada a cada casamento.
- Se a decoração e o buffet
são pagos à parte.
- Tipos de buffets (se existem
menus especiais para crianças, qual o preço, até que idade se consideram
crianças, se existem menus vegetarianos).
- Como é o espaço para o
buffet. Se tem cozinha industrial ou espaço para montar uma cozinha. Se é
possível contratar um buffet à parte.
- Como funciona a alimentação
para os prestadores de serviços (Fotógrafos, filmagem, etc.)? Os noivos
pagam a mais ou o buffet o contratado se responsabiliza por fornecer
alimentação aos mesmos? Afinal minhas flores, eles/as estarão prestando
serviço a noite toda e precisam se alimentar
não é?! rs
- Tipos de mesas e cadeiras.
- Quantos convidados se podem
colocar em cada mesa.
Depois de esclarecidas todas estas questões, e se ainda
restarem dúvidas, nada melhor do que ouvir a voz da experiência,
de forma a tentar obter o máximo de referências possíveis. De preferência, e se
a disponibilidade e tempo permitir, fale com noivos que tenham casado no local
que vocês estão "namorando" e tente averiguar ao máximo.
No mais, escolham um lugar que caiba no orçamento sim, mas
que deixe vocês satisfeitas e felizes, afinal esse é um dia para ser único
e não pode ser em qualquer lugar.
O meu depois de tanto procurar, e olha que não foi pouco, rsrsrs, será no Ximenes Buffet (na foto inicial), um local lindo e que respondeu de forma positiva a quase todas as questões que coloquei acima. Depois do casório posto as fotos, rsrs....
Espero ter ajudado, e lembrem-se, independente do local, o que faz o dia lindo, será vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário