Músicas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

A escolha do local da festa de casamento. O que devo saber?


Flores hoje vim falar com vocês sobre o local da festa de casamento, caso a cerimônia seja em local distinto.
As vezes na empolgação pelo casamento nos deixamos levar pelo local mais falado, ou mais bonito que vemos em propaganda, mas para além dessas coisas é importante se atentar para alguns aspectos.
Vou tentar lista aqui algumas coisas de acordo com a experiência que venho tenho assim como, com informações através de várias pesquisas que fiz.
Então, lápis e papel na mão e vamos lá, rsrsrs.
Bem flores escolher o local para a festa de casamento requer algumas implicações. O local escolhido para a festa de casamento deve ter em conta a sua beleza bem como o eventual significado que tenha para os noivos, uma vez que as memórias deste dia ficarão registadas para o resto da vida.
Antes de mais, é preciso ter em conta o tipo de festa a realizar, o número de convidados, época do ano, orçamento, sonho idealizado para este dia, gosto pessoal e por aí adiante.
Para começar, o ideal é fazer uma lista dos locais preferidos, de forma a definir se o casamento será na cidade, no campo, perto do mar, num jardim, numa casa antiga, num hotel, numa tenda, etc. para depois avaliar a disponibilidade. Embora existam locais de referência, podem não corresponder ao orçamento dos noivos. É preciso ser realista e pesar todos os fatores.

Qualquer que seja a escolha do local, deverá ser bonito, confortável e de fácil acesso. Para além destes aspectos, há que ter em conta se existe uma igreja por perto, onde se poderá realizar a cerimónia. Antes de decidir definitivamente o local, há ainda que ter em consideração outras questões, como por exemplo:

Primeiro: A Logística, acessibilidade e serviços que o local pode ou não me oferecer

  • Se é fácil chegar.
  • Tem parque de estacionamento próprio ou perto. Capacidade para quantos carros (possibilidades de pedir ajuda á Policia de Trânsito). Se o parque é pago e quanto.
  • Está preparado para festas no Verão e no Inverno.
  • Existe um número mínimo e máximo de convidados.
  • Quais os serviços incluídos (o catering, a decoração, centros de mesa, impressão dos menus, música, animação?).
  • Se existe segurança no local ou é necessário contratar.
  • Tem vestiário suficiente (dentro ou fora para os noivos caso necessitem?).
  • Tem banheiros suficientes para os convidados/as?
  • Existem salas para crianças e pessoas para prestarem este serviço? Até que horas? Está incluído no preço.

Segundo: O contrato, este é um item que vocês devem ficar bem atentas.

  • O que acontece se desistirem na última hora. Paga-se.
  • Existe contrato com algum outro prestador de serviço (fotógrafo, cinegrafista, músico, etc.). Se sim, é possível mudar?
  • Com que antecedência se deve fazer a marcação e reserva?
  • Quando se deve fazer a sinalização, ou seja, dar a entrada? Como é feito o pagamento?
  • O que acontece se cancelarem a festa uns meses antes?
  • Existe algum seguro para o caso de se estragar algo ou alguém se machucar?

Terceiro: Condições e espaço

  • No caso de ser espaço dentro de um estabelecimento fechado ou um hotel, existe a garantia de total privacidade em relação aos hóspedes e/ ou frequentadores?
  • O local da dança tem boas condições (é perto das mesas)? Tem restrição de horário, até que horas?
  • Se existe espaço para receber os convidados e circular á vontade?
  • Existe um espaço especifico ou quarto, onde os noivos podem se trocar no final da festa caso tenham de ir direto para alguma viagem?
  • Quantos casamentos já realizaram no local. Qual o maior número de convidados que já receberam?
  • Existe um espaço para bar? Se não, é possível colocar?
  • Um item muito importante que uma seguidora me lembrou, gerador de energia, é imprescindível que o espaço tenha um, afinal, que falta de cuidado de um lugar com seus clientes se não tiver. Já imaginou no meio da sua festa acabarem as luzes e ai? Fiquem atentas flores.

Quarto: A Decoração e Buffet

  • Tipo de decoração. É possível mudar o que existe. Se está adaptada a cada casamento.
  • Se a decoração e o buffet são pagos à parte.
  • Tipos de buffets (se existem menus especiais para crianças, qual o preço, até que idade se consideram crianças, se existem menus vegetarianos).
  • Como é o espaço para o buffet. Se tem cozinha industrial ou espaço para montar uma cozinha. Se é possível contratar um buffet à parte.
  • Como funciona a alimentação para os prestadores de serviços (Fotógrafos, filmagem, etc.)? Os noivos pagam a mais ou o buffet o contratado se responsabiliza por fornecer alimentação aos mesmos? Afinal minhas flores, eles/as estarão prestando serviço a noite toda e precisam se alimentar não é?! rs
  • Tipos de mesas e cadeiras.
  • Quantos convidados se podem colocar em cada mesa.

Depois de esclarecidas todas estas questões, e se ainda restarem dúvidas, nada melhor do que ouvir a voz da experiência, de forma a tentar obter o máximo de referências possíveis. De preferência, e se a disponibilidade e tempo permitir, fale com noivos que tenham casado no local  que vocês estão "namorando" e tente averiguar ao máximo.

No mais, escolham um lugar que caiba no orçamento sim, mas que deixe vocês satisfeitas e felizes, afinal esse é um dia para ser único e não pode ser em qualquer lugar.

O meu depois de tanto procurar, e olha que não foi pouco, rsrsrs, será no Ximenes Buffet (na foto inicial), um local lindo e que respondeu de forma positiva a quase todas as questões que coloquei acima. Depois do casório posto as fotos, rsrs....


Espero ter ajudado, e lembrem-se, independente do local, o que faz o dia lindo, será vocês!

Um xeruuuuuuu....

Nenhum comentário:

Postar um comentário